Depois dos ungentos, vamos a outra estirpe de produtada daquela bem untouosa, para peles que gostam de nutrição e conforto, sobretudo as mais maduras ou secas.
Tenho consciência que tenho demasiados produtos abertos e estou a tratar de corrigir isso, mas estou com dificuldades em dar término aos óleos porque de facto, rendem imenso. Mas lá chegarei.
Gosto de óleos pela textura rica que favorece a massagem, pelo conforto que aportam à pele e pela versatilidade. Um bom óleo cura todos os males e pode ser usado directamente na pele, misturado com creme, máscara ou a base, e como produto finalizador da rotina noturna, ou diurna, antes do protector solar.
Pequeno e ideal foi o óleo que levei de férias e gostei bastante. Tem uma textura densa e assume-se como regenerador na missão de nutrir, iluminar e e repulpar. Tem poucos ingredientes, entre os quais a rosa mosqueta, rosa damascena e vitamina E. Contém óleos essenciais e por isso, quem quer evitá-los por serem potencialmente irritantes, talvez esta não seja a opção mais adequada.
Ao que parece a senhora Sunday Riley andou a fomentar reviews falsas no site da sephora durante dois anos mas eu sei que me interessei pela marca bem antes, exactamente por causa dos óleos. É inegável que os frascos são lindos e o Juno, o mais de todos. O vidro faz uma gradação de laranja ao framboesa e o óleo é bem rico e denso. Diz que pode ser usado por peles oleosas, coisa que duvido, e diz também promover a radiância da pele, competência que vai buscar à lista de ingredientes fortes em poderes antioxidantes: vitamina C, óleo de romã e mirtilo, óleo de argão, entre outras coisas boas! Pode ser usado, por esse motivo, de dia e volta e meia, misturo-o no creme, ou dou umas amassadelas ao rosto com umas esparsas gotas, no final da rotina. É muito bom e não havia necessidade de forjar reviews, na verdade!
Estée Lauder Estee Lauder - Advanced night repair Recovery mask in oil
Não é bem um óleo per se, mas um híbrido de máscara e óleo, que tenho mesmo de exterminar porque anda há demasiado tempo aberto. Ao contrário dos anteriores, temos um óleo bem mais leve e fino que pode ser aplicado a seguir ao sérum, como forma de selar os seus benefícios ou como último passo da rotina. Contém esqualeno, óleos de girassol e alperce, camomila, entre outras coisas boas com propriedades antioxidantes, e não tem perfume.
Estes dois óleos da comfort zone já apareceram por aqui e estão na fase terminal, pelo que me resta fazer uma apreciação muito positiva! O óleo da linha REMEDY(*) vale muito a pena para quem tem pele sensível: é untuoso mas não pesado e deixa a pele resplandecente. Seguidamente, e da linha RENIGHT, o Renight Oil (*) que conta com uma miscelânea de várias plantas de acção nutritiva e antioxidante é também muito bom. Nota também para as embalagens que são lindas!
Innisfree Olive Real Essential Oil
Comprei este óleo para fazer brumas faciais caseiras, com glicerina e aloe vera, e funciona muito bem. Sozinho, usei-o um par de vezes, e gostei. É um óleo acessível e termos de valor, e extremamente nutritivo com a vantagem acrescida de ser também antioxidante.
La Sultane de Saba Huile Visage Argan - Rose
Este óleo fazia parte de um kit com vários produtos de rosto, tem vitamina E e ácidos gordos e a base é o óleo de argão. Não morro de amores por este óleo porque acho que deixa a pele muito gordurosa e como é não absorvido pela pele, deixa uma película excedentária que dispenso, pelo que o reservo para a massagem.
Foi um produto que me chamou a atenção pela escovinha específica para a técnica de dry brushing, da qual já era adepta no corpo, e que consiste em esfregar uma escova de cerdas na pele em seco para promover a microcirculação e eliminar células mortas. A fórmula resulta de uma mistura de óleos de seis plantas: sésamo, girassol, jojoba, rosa mosqueta, alperce e amêndoa. O processo de "oleação" é inspirado numa técnica ayurvedica que elimina as impurezas do corpo. Após o processo, que podem ver neste vídeo aqui, massaja-se o óleo, deixa-se durante 4 minutos e procede-se à lavagem e restante rotina de beleza. Faço este ritual uma vez por semana e gosto bastante do resultado porque a pele fica mais leve e muito luminosa!
Por último, o Oil-absolut da Filorga (*via sweetcare) que também tenho de dar fim, é fabuloso! É um óleo/sérum aveludado e denso, mas não pesado, com óleo de camélia, buriti, jojoba e alperce (conhecidos pelas suas propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias) e que está mais adequado a uma pele seca, madura e desvitalizada.Tem quatro objectivos ambiciosos de amaciar, refirmar, iluminar e uniformizar a pele, sendo que julgo que ele é bom sobretudo para nutrir. A embalagem é luxuosa, e na linha do design do resto da marca, e conta com uma pipeta para dispensar o óleo.
E desenganem-se as peles oleosas, que acham que não podem usar óleo facial. Aqui fica uma selecção de coisas boas que podem incorporar na vossa rotina sem prejuízo de agravar a produção de sebo já que estas fórmulas ajudam na tarefa de o regular.